top of page

Serviços

  • PRÓTESE DENTÁRIA
  • CLAREAMENTO DENTAL

Clareamento dental ou clareamento dentário é um tratamento utilizado para tornar os dentes mais brancos.

 

O clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras: na clínica dentária ou em tratamento caseiro, com a supervisão do cirurgião-dentista. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel para clarear o dente. Quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o clareamento.

 

Acompanhado por dentista Concentrações elevadas (acima de 25%) só podem ser feitas na clínica. O gel nessas concentrações queima as mucosas e são necessários cuidados especiais.

Os tratamentos feitos em consultório podem exigir duas ou mais sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois).

 

O clareamento caseiro é feito com gel de menor concentração (3,5 a 22%) e moldeiras de silicone. Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora no mínimo 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia ou durante a noite.

 

O clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados e queiram melhorar sua aparência. Nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento, pois as causas do escurecimento podem ser diversas.

 

 

 

  • EXTRAÇÕES E CIRURGIA BUCAIS
  • APARELHOS ORTODÔNTICOS
Os implantes dentais são dispositivos para restabelecer a função e a estética de um ou mais dentes, podendo até serem instalados todos os dentes perdidos, são colocados cirurgicamente dentro do osso e posteriormente a instalação do dente definitivo sobre o implante.
 
O implante após ser instalado dentro da estrutura óssea alveolar ocorre a osseointegração ao redor do implante no titânio que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo.
 
A integração óssea deve-se a capacidade do nosso organismo em formar estrutura óssea no titânio, devido a suas características biológicas, permitindo assim o crescimento ósseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante.
 
O descobridor da osseointegração foi o médico sueco Per-Ingvar Brånemark; em 1952, ao inserir câmaras de titânio na fíbula de coelhos em suas experiências, relatou certa dificuldade na hora de removê-las, ao estudá-las notou a intimidade entre osso e titânio.
 
Em 1965 Branemark, instalou implante no primeiro paciente humano - Gösta Larsson. Este paciente apresentava defeito de fissura palatina e necessitava de implantes para suportar um obturador palatino. Gösta Larsson morreu em 2005, com os implantes originais ainda em vigor após 40 anos de função.
 
Com a implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.
 
Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata.
 
Os implantes têm as roscas externa em contato com o osso, para que a cobertura de titânio, este material bicompatível, promova a osseointegração, sendo, a união do implante ao osso. A rosca interna tem a função de fixação da prótese à o implante.

 

 

 

  • IMPLANTES DENTÁRIOS 
A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia.
 
O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
 
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel).
 
Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender diretamente o paciente.
 
 
 
  • RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS 

Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

 

O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

 

Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc. Tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.

 

 

 

  • PREVENÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL
Executar tratamentos preventivos na área da saúde oral
 

A cárie dentária pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela ação das bactérias. A desmineralização dos tecidos dentais (esmalte, dentina ou cemento) é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta, geralmente a sacarose. A baixa do pH ocasiona dissolução do esmalte e transporte do cálcio e fosfato para o meio ambiente bucal.

Neste caso o tratamento além de profilaxias consiste em aplicação de flúor em crianças e aplicação de selantes nos dentes que recém irromperam (nasceram)

 

A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, decorrente da falta de uma boa higienização. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento.

A gengivite é a doença periodontal mais comum, estando associada à presença de placa bacteriana na região da margem gengival.

Neste caso o tratamento além de profilaxias consiste orientação de escova e o correto uso do fio dental.

 

Inúmeras são as doenças que se manifestam na cavidade bucal. A etiologia das doenças do complexo bucomaxilofacial pode ser:

1.   Infecciosa (vírus, bactérias, fungos, protozoários),

2.   Neoplásica (neoplasias benignas ou malignas),

3.   Por injúrias teciduais (físicas, químicas),

4.   Imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos e auto-imunes),

5.   outras.

Uma vez que as doenças podem interessar vários órgãos ou estruturas, o cirurgião dentista, tem um importante papel no diagnóstico e tratamento de uma grande gama de pacientes. A inter-relação com outras especialidades da saúde é uma marca da boa prática profissional.

 

 

 

A radiografia periapical são radiografias tiradas dos dentes onde aparecem as faces vestibular e lingual sobrepostas e todo o comprimento Ocluso/Incisal -Apical e largura Mésio–Distal. Este tipo de radiografia mostra o dente completo e o osso que o rodeia. São utilizadas para mostrar a cárie e doenças periapicais e periodontal. Com menor distorção comparado com outros exames de imagens. 

 

 

 

  • RX ODONTOLÓGICO

O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. Serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais.

 

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis. O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista.

 

Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento onde pode-se aproveitar o crescimento deste paciente, é a denominada Ortopedia Funcional dos Maxilares, onde o objetivo principal é a alteração do crescimento ósseo da face.

 

Já a aparelhagem fixa, composta de bráquetes colados aos dentes, estão mais indicados para pacientes onde se necessita de uma movimentação maior dos dentes impedindo inclinações indesejáveis, tendo em vista a possibilidade de controlar o dente tridimensionalmente nestes tipos de aparelhos.

 

Existem vários tipos de técnicas tanto para aparelhos removíveis como fixos, cabendo ao ortodontista avaliar a mais adequada para cada tipo de má oclusão.

 

 

 

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

 

O tratamento endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam restabelecer a normalidade dos tecidos dentais, ou pelo menos manter a estrutura dura em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção. Por isso, o tratamento de Canal é apenas uma parte deste, em que baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes selando-os em seguida.

 

Dentre as manobras podemos destacar, em ordem de complexidade, o tratamento expectante, a curetagem pulpar, a pulpotomia, a pulpectomia e o tratamento cirúrgico (cirurgia parendodônticas).

 

 

 

 

  • TRATAMENTO DE CANAL
  • ATENDIMENTO DE CRIANÇAS

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

 

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

 

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

 

 

 

Enxerto ósseo é o procedimento indicado para casos em que o paciente não possui volume ósseo suficiente para receber fisicamente o implante, ou seja, o implante não "cabe" no osso da boca do paciente. Para esses casos é indicada a cirurgia de enxerto ósseo, que é a tentativa de aumentar o volume de osso.

 

O enxerto pode ser feito através de:

1) Osso liofilizado: osso de origem bovina, preparado e esterilizado para uso em humanos.

2) Osso autógeno: osso retirado do próprio organismo. Ex.: mandíbula, costela, calota craniana. Existe também a tentativa de neoformação óssea através de "estimulantes", ou seja, agentes que induzirão a formação de osso, como é o caso do PRP (plasma rico em plaqueta), onde o sangue do paciente é preparado juntamente com compostos orgânicos de forma a induzir a formação de osso.

3) Através do osso homógeno, de seres da mesma espécie (homógenos a partir de um Banco de Osso).

 

O tamanho do enxerto ou mesmo o tipo de material a ser utilizado dependem da situação óssea de cada paciente, sendo que a indicação dever ser feita através de exame clinico, radiográfico e inclusive tomografia.

 

 

 

  • TRATAMENTO DE GENGIVAS E LIMPEZAS
  • TRATAMENTO DE BRUXISMOS

Periodontia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

 

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.

 

Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente.

 

A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária e sem tratamento a perda do dente.

 

 

 

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região da face.

 

Dentre as doenças existem os tumores benignos e malignos, os cistos dos maxilares, as provocadas por fungos, vírus, e manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças como o câncer, os traumas severos, ou distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes ou alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas.

 

Hipócrates já mencionava lesões da boca e efetuava certos tratamentos desde a dor de dentes ao tratamento de fraturas na face. Existem registros de reduções de fraturas da face, rudimentares porém eficientes, e estes princípios foram utilizados como base para os tratamentos atuais.

 

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou clínicas são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são por exemplo removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais ou paradentais, implantes dentários, cirurgias para adaptações protéticas, a  entre outras.

 

As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam maiores cuidados. São as cirurgias de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognáticas entre outras. Na atualidade em que aumenta assustadoramente o número de casos de traumatismos faciais.

 

Cirurgia de terceiros molares (siso) tem que ser realizada por um profissional capacitado, pois, a região posterior envolve muitos tecidos e artérias, vasos e nervos, podendo causar injurias e acarretando emergências consideráveis ao paciente. Pode ser realizado com anestesia local ou geral dependendo da gravidade do caso.

 

 

 

Disfunção temporomandibular e dor orofacial é uma área da odontologia, que trata das alterações patológicas da articulação temporomandibular (ATM), e das dores do processo estomatognático e faciais.

 

As DTMs (disfunções temporomandibulares) são modificações patológicas relacionadas à articulação temporomandibular (ATM), que articula o crânio e a mandíbula podendo ser tanto da parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buco-facial ou cervical. Estas articulações funcionam em dupla.

 

Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. De etiologia ainda não definida, acredita-se que o stress seja o principal desencadeante, além de hábitos deletéricos de bruxismo, trauma na região da cabeça e pescoço, má postura e má oclusão. 

 

 

 

O bruxismo, "ranger os dentes", é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente frequentemente não nota e só é percebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outros, normalmente pais ou esposos.

 

O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxilar, travamento das articulações temporomandibulares etc.

 

Os dentistas são os profissionais indicados para fazer o diagnóstico e o tratamento do bruxismo. Os fisioterapeutas podem oferecer tratamento de suporte para dor muscular causada pelo bruxismo e os fonoaudiólogos também podem ajudar a detectá-lo.

 

O primeiro passo é reconhecer o problema e tentar achar suas causas no dia a dia. A terapia mais empregada atualmente para o alívio dos sinais e sintomas da articulação temporomandibular associada ao bruxismo é a utilização de placas interoclusais. Essas placas reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito. Outro passo importante é diminuir a tensão psicológica. Isto pode ser feito mediante a prática de esportes e exercícios de relaxamento.

 

Já os distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade devem ser aliviados e medicados, se necessário, através da psicoterapia. Há uma conciliação entre o tratamento na parte física e psíquica que dão origem ao bruxismo visto que este é resultante de ambos os lados, ou seja, a psiquiatria juntamente a psicoterapia na questão psíquica devem andar paralelamente com o tratamento corretivo na parte física feito pelo Dentista (cirurgião-dentista) visto que os pacientes terão maior amparo médico. Contra a doença que a princípio surge da depressão e estresse (embora suas causas sejam desconhecidas), sintomas psíquicos que devem ser tratados de maneira imediata, pois quanto mais rápido é feito o diagnóstico psíquico, menores os impactos das suas consequências - entre elas o bruxismo, menos sofrimento psíquico e consequente físico ao paciente .

 

Hábitos como mascar chicletes, morder ou apertar objetos devem ser considerados como um vício concomitante do bruxismo e, portanto, eliminados durante o tratamento. Quanto ao bruxismo em vigília, o paciente deve ser aconselhado a criar o hábito de desencostar os dentes. Quanto ao bruxismo durante o sono, o paciente deve ser orientado a utilizar um dispositivo interoclusal (PLACAS OCLUSAIS) de cobertura total para proteção ao desgaste oclusal pela atrição noturna. O portador de bruxismo deve visitar constantemente o fisioterapeuta ou dentista, para que seja acompanhado pelo profissional.

 

 

 

Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.

 

A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia,imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, próteses, odontopediatria e ortodontia. No segundo ano o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro ano o aluno passa a atender pacientes na clínica da faculdade. O curso dura em média 5 anos, chegando a 6 em algumas faculdades. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

 

A CE DENTAL conta com profissionais formados com mais de 5 anos, com experiência clínica para melhor atender e resolver o seu problema.

 

 

 

  • ENXERTO ÓSSEOS
  • DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)
  • CLINICA GERAL
A gordura localizada no queixo, região sub mentoniana também conhecida como queixo duplo ou papada. Pode ser removida sem sem cirurgia e sem cortes. Com a aplicação do ácido deoxicólico podemos dissolver esta gordura, fazendo com que as células gordurosas colabem. O ácido deoxicólico é uma molécula existente naturalmente em nosso organismo, com ação conhecida em dissolver a gordura e ser eliminada. Nos casos que existe excesso de pele (flacidez) na região, muitas vezes, será necessário removê-las cirurgicamente após a eliminação da gordura. Os resultados do medicamento são visíveis, entre 15 a 20 dias da aplicação do produto. Para obter o resultado desejado são necessárias cerca de 3 a 4 sessões, respeitando um intervalo de pelo menos 30 dias entre uma aplicação e outra.
Neste procedimento inicia com a delimitação da região, anestesia, infiltração do produto e bandagem. Podendo ocorrer edema, hematomas e leve dormência, devido ao processo inflamatório que vai acontecer na região para que a gordura seja eliminada. Esses sinais e sintomas passam após 10 a 20 dias. 
  • GORDURA DA PAPADA
A cirurgia de BICHECTOMIA. Que consiste em remoção da bola de bichat. Que fica localizada nas bochechas. Deixando o rosto mais fino, sensual e com realce da mandibula, também indicado para pacientes que mordem as bochechas. É um procedimento que o acesso é feito por dentro da boca sem cicatriz aparente. Esta gordura tem finalidade de auxiliar na amamentação após ela vai sendo reduzida com o passar dos anos, sem causar prejuízo sua remoção. O pós operatório é bem tranquilo desde que siga as orientação e tome a medicação prescrita. Pode ser realizada tanto em homens como em mulheres. Se tiverem interesse marquem um horário para avaliação sem compromisso.
  • BICHECTOMIA
bottom of page